AVISO DE PRIVACIDADE

A VOZ é uma empresa que nasceu com o objetivo de revolucionar o mercado de gestão de cobrança educacional, visando a redução da crescente inadimplência do setor por meio da mudança cultural e do constante fomento à adimplência. Aliando a inovação que está em seu DNA às novas práticas e diretrizes legais, a VOZ se compromete com a segurança da informação e garantia da privacidade, e a proteção dos dados pessoais de todos aqueles que possuem qualquer tipo relacionamento conosco, sejam os dados vindos de nossos clientes, sejam os dados de nossos funcionários e interessados.

Em razão disso, este aviso de privacidade formaliza o nosso compromisso com a transparência, para que você possa entender de forma simples, clara e objetiva, quais informações pessoais são coletadas, por qual motivo as coletamos, se as compartilhamos, com quem e por quanto tempo. Além disso, este aviso tem como objetivo informar os seus direitos relativos a essas informações e como exercê-los junto a VOZ.

1 – Entendendo os termos da Lei nº 13.709/2018:

LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados.

Titular: Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.

Tratamento: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

Dado Pessoal: Informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.

Dado Pessoal Sensível: Dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Controlador: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.

Operador: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.

Encarregado: Pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Consentimento: Manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.

Anonimização: Utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

Eliminação: Exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado.

Compartilhamento: Comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados.

Banco de Dados: Conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico.

2 – Quais dados nós coletamos?

ENVIADOS PELOS NOSSOS CLIENTES

A VOZ é uma empresa que oferece aos seus clientes estratégias certas para recuperação de crédito e controle da inadimplência. E para que isso ocorra da forma mais assertiva, para que possa cumprir o contrato firmado e garantir a proteção do crédito, recebe de seus clientes os dados pessoais necessários para a realização da cobrança. Os dados recebidos pelos nossos clientes são os dados cadastrais informados pelo próprio titular quando há a contratação do serviço junto à instituição (Nome, CPF, RG, Endereço, Telefone, E-mail, e, em alguns casos, NOME DO FILHO), ficando estes, já nesta oportunidade, cientes de que seus dados nos são enviados.

DADOS FORNECIDOS DIRETAMENTE PELOS TITULARES

Por estar em contínua melhoria na execução de sua atividade, a VOZ busca implementação constante de novas tecnologias para facilitar a comunicação com você, cliente das instituições de ensino, que são nossas parceiras, e interessados em fazer parte da equipe. E em razão disso, é possível que você nos forneça diretamente as informações por meio do preenchimento de cadastros e formulários, os quais variam de acordo com o acesso às áreas e funcionalidades do nosso site e que variam de acordo com o tipo de relacionamento que você tenha com a VOZ. Mas, em geral, os dados são: NOME, CPF, E-MAIL e TELEFONE.

No caso dos interessados em fazer parte do nosso time, os dados informados no currículo são tratados nos moldes do Termo de Consentimento fornecido por você quando preenche o nosso formulário. Lá também estão disponibilizadas todas as informações de armazenamento e eliminação.

Informamos, também, que utilizamos cookies em nosso site unicamente para fins de métricas do Facebook e do Google Ads. São a partir desses cookies que podemos saber quem visualiza nosso site e de qual região, o que auxilia no desenvolvimento das campanhas que são feitas em nossas plataformas.

3 – Por que tratamos seus dados pessoais – finalidades e bases legais?

Tratamos os seus dados pessoais, na maioria dos casos, para viabilizar a execução das nossas atividades e a prestação de nossos serviços, a exemplo das informações disponibilizadas por você para contato ou durante o seu vínculo contratual com as empresas que contratam a VOZ. No entanto, existem diversas finalidades pelas quais poderemos tratar os seus dados pessoais, sendo as principais delas elencadas a seguir:

– Proteção do crédito: Por se tratar de empresa que atua no fomento à adimplência e na recuperação de crédito de seus clientes, a VOZ utiliza seus dados pessoais com o intento de garantir a proteção do crédito (art. 7º, X, da Lei nº 13.709/2018) dos nossos clientes, os quais, tem resguardado o direito ao crédito pela prestação do serviço ofertado.

– Exercício regular de direito da VOZ: Mesmo após o término da relação contratual, nós poderemos tratar alguns de seus dados pessoais para exercer nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, como, por exemplo, em ações de cobrança no caso de inadimplemento de obrigação contratual e nas respostas a ações judiciais em que a VOZ figure como parte interessada ou seja provocada pelo juízo competente a se manifestar sobre determinado fato.

– Cumprimento de obrigação legal ou regulatória: Seus dados pessoais poderão ser utilizados para o atendimento de obrigações dispostas em lei, regulações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, poder judiciário e/ou outra autoridade competente. Este tratamento poderá incluir seus dados de qualificação completa, documentos pessoais e dados bancários, por exemplo.

– Consentimento dado pelo titular: Podemos utilizar seus dados, desde que exarada sua autorização, para o envio de comunicações sobre os nossos produtos e serviços, como em durante campanhas de marketing, no envio de e-mails, SMS e mensagens via WhatsApp e/ou telefone, mesmo esse não sendo o nosso escopo. Também é com base no seu consentimento que mantemos armazenados os currículos encaminhados, conforme Termo de Consentimento.

4 – Quem tem acesso e com quem compartilhamos seus dados pessoais?

A VOZ atua como operador de dados pessoais de seus clientes (empresas), e, por isso, seus dados pessoais são compartilhados apenas com poucos parceiros de negócios da VOZ, que auxiliam na operacionalização dos serviços ofertados. Além disso, a VOZ também poderá compartilhar suas informações pessoais, apenas quando houver a necessidade, com: autoridades, entidades governamentais ou outros terceiros, para a proteção dos interesses da VOZ, em qualquer tipo de conflito, incluindo ações judiciais e processos administrativos; ou, ainda, compartilhar os dados mediante ordem judicial ou pelo requerimento de autoridades administrativas que detenham competência legal para a sua requisição.

Quanto ao acesso de seus dados pessoais, estes são realizados apenas por nossos funcionários, os quais atuam em consonância com as leis atinentes à proteção de dados e segurança da informação e a nossa Política Interna de Proteção de Dados e Segurança da informação, que você pode acessar clicando aqui.

5 – Como protegemos seus dados pessoais?

A VOZ adota todas as medidas técnicas de segurança para manter os dados pessoais seguros e protegidos de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer outra forma de tratamento inadequado ou ilícito, sempre à luz das regras aplicáveis de proteção de dados e segurança da informação. Isso inclui, entre outras medidas, políticas e procedimentos internos de privacidade e segurança da informação junto aos colaboradores, monitoramento periódico dos nossos sistemas, atualizações constantes de firewalls, realização de Backups diários, uso de criptografia, detecção de intrusão e monitoramento de site e rede.

Todavia, é importante dizer que, mesmo adotando as melhores medidas e técnicas de segurança ofertadas no mercado, nenhuma operacionalização com dados pessoais é 100% segura, estando suscetível a ocorrência de falhas técnicas, vírus ou ações similares. Na hipótese de incidência de episódios desta natureza, a VOZ, pautada na transparência que tem com todos, garantirá a adoção de todas as medidas legais cabíveis para minimizar os impactos do evento. 

6 – Por quanto tempo armazenamos seus dados pessoais?

Conservaremos seus dados pessoais pelo tempo necessário para a(s) finalidade(s) de processamento para a(s) qual(is) foram coletados e qualquer outra finalidade vinculada permitida (por exemplo, quando formos obrigados a reter dados pessoais por mais tempo do que a finalidade para a qual os coletamos originalmente, a fim de cumprir certos requisitos regulatórios). Ou, ainda, quando houver a necessidade de manutenção para fins de cumprimento de obrigação legal ou regulatória, para o exercício de seus direitos em processos judiciais ou administrativos, ou em demais hipóteses previstas na legislação aplicável.

Nossos períodos de retenção e armazenamento são baseados em necessidades comerciais, vinculadas às necessidades de nossos clientes, sendo eliminados de nossos sistemas e banco de dados quando deixarem de ser úteis para os fins para os quais foram coletados, e, em caso de retenção e armazenamento baseado no consentimento, no momento em que você requerer a exclusão.

7 – Quais são seus direitos como titular dos dados pessoais?

– Confirmação da existência de tratamento;

– Acesso aos dados e correção, em caso de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

– Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto em lei;

– Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da Lei Geral de Proteção de Dados;

– Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial; 

– Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados; e quanto à possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;

– Revogação do consentimento.

8 – Como esclarecer dúvidas e saber se meus dados estão sendo tratados pela Voz?

Caso você queira esclarecer alguma dúvida adicional, entre em contato com o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais da VOZ por meio do endereço de e-mail encarregado@grupovoz.com.br.

9 – Atualizações do Aviso de Privacidade

A VOZ se reserva ao direito de modificar este Aviso a qualquer momento, seja por razões legais, pelo uso de novas tecnologias e funcionalidades, ou, ainda, sempre que a VOZ entender que as alterações são necessárias. 

Você será informado sobre qualquer modificação significativa desta Política por meio de um aviso de “atualização”, com a data de tal atualização.

Última atualização em outubro/2020.